sexta-feira, 11 de junho de 2010

PLANETA AZUL

Autora: Doralice Alves Marciel Carvalho

Instituição: Escola Estadual Brigadeiro Felipe

Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial

Componente Curricular: Ciências Naturais

Tema: água

Título: A importância da água, ciclo da água na natureza.

Duração: 4 horas

Experiência:

Importância da água, ciclo da água na natureza.

Ao ministrar o conteúdo sobre á água usando os recursos da TV escola, ajudou a romper com a visão cristalizada da professora como provedora de informação para garantir o êxito da aprendizagem dos educandos.
O objetivo de assistir o vídeo e mostrar o uso indiscriminado da água e discutir a importância do ciclo da água na natureza onde foram enfocadas várias questões relacionadas ao tema proposto.
È necessário compreender a água na natureza, bem como para desenvolver uma consciência de defesa da vida em todos os momentos no sentido de conservar e manter as condições favoráveis da água na natureza, aprendendo e refletindo a respeito da situação caótica a que se encontra o planeta terra.
Foi significativo para os alunos observar, refletir e propor soluções para os problemas reais sobre o uso racional do recurso da água.
Sabe-se que, a vida do nosso planeta depende de dois fatores fundamentais a água e o sol.
Apesar de água existir em quantidade tão grande é importante que os alunos saibam que só uma pequena parte está á nossa disposição. Isso porque quase toda a água do planeta esta nos oceanos.
È imprescindível que preserve o bem mais valioso a “água” como um alimento precioso na vida dos seres vivos.
Tive uma experiência positiva ao trabalhar com esse tema muito pertinente para que os alunos pudessem aprender a ler, escrever e expressar seus conhecimentos em relação o ciclo da água na natureza usando recursos necessários que vão ajudar no processo de aprendizagem dos alunos.
Utilizei o vídeo do planeta azul com a participação especial dos cantores Chitaozinho e Xororó onde visualizam e remediam as questões ambientais esclarecendo sobre o tema “água”.
Dessa forma, desenvolvi com os alunos comentários para orientá-los na conservação e preservação dos rios que cortam a nossa cidade, com ideias de percepções sobre o tema em questão.
Nesse processo, os alunos tiveram aula sobre os princípios éticos que discutiram e abordaram o tema proposto, o qual contemplou informação e imagens sobre a água.
Além de observar a influência da água na vida dos seres vivos, os alunos perceberam a falta de respeito do homem com relação ao meio em que vivem.
Para concluir a aula foi proposta uma atividade individual de desenhos ou gravuras em papel chamex onde cada aluno vai mostrar a qualidade de água de sua casa. Ao término fixar os trabalhos no mural na sala de aula e fazer comentário da atividade.
Esses conhecimentos foram importantes para a nossa compreensão, veio de encontro com a nossa expectativa.

DORALICE ALVES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário